Kiesing Human Brands

Human Brands Blog

Marcas Humanas, o novo patamar do marketing digital

Em Portugal, só no Youtube, são carregadas cerca de 300 horas de vídeos por minuto. Quantidade não significa qualidade e os consumidores cada vez dão menos atenção aos conteúdos que se publicam nas redes sociais e nos sites.

Neste cenário, como manter uma marca relevante e captar a atenção dos consumidores? 

A nossa resposta é a criação de marcas humanas. 

Deixe-nos explicar porquê.

Os dados* mais recentes mostram que mais de 60% dos consumidores valorizam as marcas que se posicionam por causas. 77% dizem mesmo preferir comprar de marcas que partilham os seus valores. E à medida que escutamos as gerações mais novas, maior é o valor dado ao impacto das marcas no planeta e nas comunidades. 

A verdade é que os consumidores anseiam por marcas humanas e por produtos e serviços capazes de moldar um novo futuro para todos.  Uma marca “tradicional”comunica características e benefícios de um produto/serviço para que o seu consumidor se identifique com ele. Humanidade e valores não são claramente percetíveis nesta comunicação. 

Com a criação de uma marca humana, vai aproximar-se muito mais dos desejos da sua comunidade. Todos os esforços da sua estratégia de marketing digital vão garantir que: 

  • Comunica os seus valores de forma genuína e transparente;
  • Tem um comportamento coerente com os seus valores, em todas as dimensões do seu marketing-mix: preço, produto/serviço, distribuição, comunicação, pessoas e qualidade;
  • Assume uma posição clara face a acontecimentos socioeconómicos do seu contexto (no site, nas redes sociais, nos rótulos dos produtos, por exemplo);
  • Contribui para a melhoria das condições de vida dos consumidores individuais, das comunidades e do planeta, utilizando o poder da sua comunicação para defender a diversidade, igualdade e sustentabilidade.

Não há dúvidas que a identificação dos valores genuínos e sua posterior inclusão em todas as ações de marketing vai fazer a sua marca tornar-se mais confiável, aumentando a notoriedade, a possibilidade de compra repetida e a referenciação a terceiros. Esta é a grande oportunidade para todas as marcas que querem ser relevantes e criar relações com os clientes. É a grande oportunidade de diferenciação e verdadeira conexão com as comunidades

O melhor de tudo?

Através da criação de human brands e de uma estratégia de marketing digital humano (ou para a humanidade), ao mesmo tempo que a sua empresa gera resultados, vai contribuir para uma sociedade mais justa e um planeta mais saudável. 

Ficamos todos a ganhar.

Tânia Makiese Areias

Kiesing Human Brands

*Meaningful Brands, de 2019, Havas Media

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